segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Curso de Ciências Contábeis indica seminário com o apoio da FIC


O CRC SP convida você a participar da atividade abaixo, como parte do programa de Educação Continuada, visando divulgar novas informações e contribuir para o aprimoramento do Contabilista e a projeção de sua profissão.

SEMINÁRIO: Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos e do Fluxo de Caixa

Dia 09 de setembro (quarta -feira)

Cidade: Ribeirão Preto

Participação Gratuita

Clique Aqui para mais informações e inscrição

Público alvo:
Somente Contabilistas, Empresários da Contabilidade registrados no CRC, com situação regular e Estudantes de Contabilidade (últimos 02 anos-semestres) com cadastro no CRC.


Inscrições:

As inscrições deverão ser efetuadas em www.crcsp.org.br mediante senha.


A confirmação da inscrição obedecerá a ordem de chegada. Os excedentes entrarão na lista de espera e havendo vaga será comunicado imediatamente.


Material de apoio:

O conteúdo estará disponível para impressão, dois dias antes da atividade em www.crcsp.org.br/ Serviços on Line/ mediante o número de registro no CRC e senha / Confirmação de Inscrição e Material de Apoio.


Certificados:

Os certificados de freqüência serão emitidos via internet, até 72 horas após a realização da atividade mediante assinatura na lista de presença (100% freqüência)


Matéria enviada pela Profª. Me. Andréia Marques Maciel,

Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Interativa COC


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Palestra do Curso de Ciências Contábeis sobre a Lei nº 11.638/2007

Com o objetivo de oportunizar as Atividades Complementares que estão previstas na Matriz Curricular de seu curso necessárias para integralização curricular e com o propósito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Interativa COC, tem o prazer de convidá-lo (a) a participar da Palestra:



LEI Nº 11.638/2007 E ATUALIZAÇÕES

A palestra será proferida por palestrantes do IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, no dia 29/08/2009 (sábado), via tele-sala com transmissão ao vivo, das 15h às 17h. O evento terá duração de 02 horas com emissão de certificado aos participantes.



Público - alvo: alunos do curso de Ciências Contábeis, Administração e Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade Interativa COC e das Faculdades COC, profissionais da área e demais interessados.



O evento conta com apoio:

IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil



Este evento tem a proposta de uma ação social em todos os pólos educacionais, em que:

Todos poderão participar com a doação de um quilo de alimento não perecível cuja arrecadação total será destinada, posteriormente, para uma entidade assistencial da sua comunidade.



Esperamos que esta ação contribua para a obtenção de conhecimento e para a qualidade do seu curso.

Solicitamos ampla divulgação entre os discentes envolvidos e demais interessados.

Contamos com a participação de todos.


Atenciosamente,

Profa. Me. Andréia Marques Maciel

Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da

Faculdade Interativa COC - (16) 3603.9900





Professores da Faculdade Interativa COC tem artigos aprovados no congresso da ENANPAD 2009

É com grande satisfação que parabenizamos os docentes Paula Carolina Ciampaglia Nardi, Cassio Luiz Vellani e Andrei Aparecido de Albuquerque, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Interativa COC, pela aprovação dos artigos abaixo no congresso da ENANPAD 2009, um dos mais importantes e pontuado na nossa área e, melhor ainda, representando a nossa Faculdade.


Os artigos serão apresentados no dia 21/09 - Segunda Feira, das 8h as 10h - Sessão interativa e, das 10h30 – 12h30 - Sessão Tradicional


Os temas apresentados serão:


TEMA 1: Gerenciamento de Resultados e a Relação com o Custo da Dívida das Empresas Brasileiras de Capital Aberto

Paula Carolina Ciampaglia Nardi (Faculdade Interativa de Ciências Contábeis/ Faculdades COC)


Sílvio Hiroshi Nakao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade/Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo - FEA-RP/USP)


TEMA 2: Uma Tentativa de Mensuração da Relação entre Valor de Mercado e Sustentabilidade Empresarial nas Ações Listadas no ISE da Bovespa


Cassio Luiz Vellani (Curso de Ciências Contábeis/Faculdades COC e Curso de Administração/Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP)


Andrei Aparecido de Albuquerque (Curso de Ciências Contábeis/Faculdades COC e Curso de Ciências Contábeis/Libertas Faculdades Integradas/Fundação Educacional Comunitária de São Sebastião do Paraíso - FECOM)


Eduardo de Paula e Silva Chaves (Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações/Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo e Curso de Administração/Faculdades COC - PPGAO/FEA-RP/USP)


CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CONGRESSO


Matéria enviada pela Profª. Me. Andréia Marques Maciel,

Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Interativa COC

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Embromação a Distância? por Cláudio de Moura Castro

"No seu conjunto, as avaliações não deixam
dúvidas: é possível aprender a distância”.

Novidade incerta? Mais um conto do vigário? Ilustres filósofos e distinguidos educadores torcem o nariz para o ensino a distância (EAD).

Logo após a criação dos selos de correio, os novidadeiros correram a inventar um ensino por correspondência. Isso foi na Inglaterra, em meados do século XIX. No limiar do século XX, os Estados Unidos já ofereciam cursos superiores pelo correio. Na década de 30, três quartos dos engenheiros russos foram formados assim. Ou seja, novo não é.

EAD significa que alunos e professores estão espacialmente separados – pelo menos boa parte do tempo. O modo como vão se comunicar as duas partes depende da tecnologia existente. No começo, era só por correio. Depois apareceu o rádio – com enorme eficácia e baixíssimo custo.

Mais tarde veio a TV, área em que Brasil e México são líderes mundiais (com o Telecurso e a Telesecundaria). Com a internet, EAD vira e-learning, oferecendo, em tempo real, a possibilidade de ida e volta da comunicação. Na prática, a tecnologia nova se soma à velha, não a substitui: bons programas usam livros, o venerando correio, TV e internet. Quando possíveis, os encontros presenciais são altamente produtivos, como é o caso do nosso ensino superior que adota centros de recepção, com apoio de professores "ao vivo" para os alunos.

Há embromação, como seria esperado. Há apostilas digitalizadas vendidas como cursos de nomes pomposos. Mas e daí? Que área escapa dos vigaristas? Vemos no EAD até cuidados inexistentes no ensino presencial, como a exigência de provas presenciais e fiscalização dos postos de recepção organizada (nos cursos superiores).

Nos cursos curtos, não há esse problema. Mas, no caso dos longos, o calcanhar de aquiles do EAD é a dificuldade de manter a motivação dos alunos. Evitar o abandono é uma luta ingente. Na prática, exige pessoas mais maduras e mais disciplinadas, pois são quatro anos estudando sozinhas. As telessalas, que reúnem os alunos com um monitor, têm o papel fundamental de criar um grupo solidário e dar ritmo aos estudos. E, se o patrão paga a conta, cai a deserção, pois abandonar o curso atrapalha a carreira. Também estimula a persistência se o diploma abre portas para empregos e traz benefícios tangíveis – o que explica o sucesso do Telecurso.

Mas falta perguntar: funciona? Prestam os resultados? Felizmente, houve muita avaliação. Vejamos dois exemplos bem diferentes. Na década de 70, com Lúcia Guaranys, avaliei os típicos cursos de radiotécnico e outros, anunciados nas mídias populares. Para os que conseguiam se graduar, os resultados eram espetaculares. Em média, os alunos levavam menos de um ano para recuperar os gastos com o curso. Em um mestrado de engenharia elétrica de Stanford, foi feito um vídeo que era, em seguida, apresentado para engenheiros da HP. Uma pesquisa mostrou que, no final do curso, os engenheiros da HP tiravam notas melhores do que os alunos presenciais. Os efeitos do Telecurso são também muito sólidos.

Para os que se escandalizam com a qualidade do nosso ensino superior, sua versão EAD é ainda mais nefanda. Contudo, o Enade (o novo Provão) trouxe novidades interessantes. Em metade dos cursos avaliados, os programas a distância mostram resultados melhores do que os presenciais! Por quê? Sabe-se que a aprendizagem "ativa" (em que o aluno lê, escreve, busca, responde) é superior à "passiva" (em que o aluno apenas ouve o professor). Na prática, em boa parte das nossas faculdades, estudar é apenas passar vinte horas por semana ouvindo o professor ou cochilando. Mas isso não é possível no EAD. Para preencher o tempo legalmente estipulado, o aluno tem de ler, fazer exercícios, buscar informações etc. Portanto, mesmo nos cursos sem maiores distinções, o EAD acaba sendo uma aprendizagem interativa, com todas as vantagens que decorrem daí.

No seu conjunto, as avaliações não deixam dúvidas: é possível aprender a distância. Cada vez mais, o presencial se combina com segmentos a distância, com o uso da internet, e-learning, vídeos do tipo YouTube e até com o prosaico celular. A educação presencial bolorenta está sendo ameaçada pelas múltiplas combinações do presencial com tecnologia e distância.


Claudio de Moura Castro é economista
Fonte: Revista Veja Ed. 2108 - 15/04/2009

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Número de matriculados em graduação a distância dobrou entre 2007 e 2008

Imagine uma universidade sem salas de aula, horário de entrada nem conversa no fundão. Professor, só pela tela do computador. E você estuda onde e a hora em que quiser.


Interessado? É a graduação a distância, modalidade que cresce em ritmo vertiginoso no país e oferece cerca de 1,5 milhão de vagas em 145 instituições, cerca de 70 das quais públicas.


Apenas entre 2007 e 2008, o número de alunos quase dobrou; saiu de 397 mil para 761 mil -a participação dessa modalidade no ensino superior saltou de 4,2% para 7,5%.


Se entrar é fácil, desistir também: a evasão chega a 70% em alguns casos. Segundo coordenadores de cursos, só vai bem nesse tipo de curso quem é organizado, disciplinado e tem concentração para conseguir estudar em casa ou no trabalho.


Essa é uma das razões para os cursos de graduação a distância atraírem um público mais velho do que o do vestibular de cursos convencionais. Cerca de 68% dos alunos têm a partir de 25 anos, aponta censo de 2008 da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).


É o caso de Renato Ignácio, 47, de Ribeirão Preto (SP), que voltou a estudar após largar duas faculdades e não queria trocar a convivência familiar pela sala de aula. Ou de Irene Lício, 57, que diz aprender melhor com o estudo individual. Ignácio estuda sistemas de informação na UFSCar (federal de São Carlos); Irene, administração na Anhembi Morumbi.


Os dois dizem se empenhar porque estudar pouco, na educação a distância, é fracasso certo. "Quem pensa que o curso é de final de semana se dá mal. Nosso aluno tem de estudar ao menos 24 horas semanais", diz Daniel Mill, coordenador de educação a distância da UFSCar --que, no último vestibular, ofereceu 650 vagas em cinco cursos. As inscrições neste ano começam em dezembro.


Para Ignácio e Irene, o ritmo puxado torna o aprendizado do aluno mais consistente. "Você aprende a raciocinar. O conhecimento se solidifica", diz ele, que estuda de madrugada. "No presencial, divaga-se mais."


Em 2007, o Enade (exame do Ministério da Educação que avalia universitários) revelou que alunos de cursos a distância se saíram melhor do que os de presenciais em 7 de 13 áreas em que houve a comparação.


Mas não é sempre que educação a distância significa qualidade: em 2008, o MEC mandou desativar 1.337 polos de educação a distância no país --há mais de 5.000. Nesta semana, o ministério abriu processo para descredenciar a Unitins (Fundação Universidade Estadual Tocantins), que recorrerá.


Aulas

No ensino a distância, as aulas são em vídeo ou com material didático disponibilizado na internet. Dúvidas são tiradas on-line com o professor ou nos pólos - espécie de filiais da instituição, onde ocorrem as provas.

RICARDO GALLO
da Folha de S.Paulo

11/08/2009

Leia também:

Faculdades COC recebem nota máxima do MEC





segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Faculdade Interativa COC e INEPAD: parceria de sucesso em cursos de MBA

A Faculdade Interativa oferece em parceria com o INEPAD (Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração), cursos de MBA a distância, inclusive pelo modelo Home Training, onde o aluno assiste as aulas ao vivo pelo computador, tendo a possibilidade de fazer o curso sem sair de casa.

Conheça mais sobre o INEPAD e seus diferenciais em cursos oferecidos em parceria com a Faculdade Interativa COC, acesse: http://www.inepad.org.br/

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Matéria: Contabilidade Pública

Matéria sobre contabilidade pública enviada pela coordenadora do curso de ciências contábeis da Faculdade Interativa COC, Profa. Me. Andréia Marques Maciel.

Para ler, clique na imagem.




terça-feira, 4 de agosto de 2009

O uso das tecnologias de educação a distância pode auxiliar as escolas no combate à Gripe A (H1N1)

Com o objetivo de conter a gripe A (H1N1), minimizar as condições de contágio e garantir a saúde dos alunos, a Secretaria Estadual de Educação, a partir de orientações da Secretaria Estadual de Saúde, decidiu adiar a início do semestre letivo em duas semanas nas escolas públicas e recomendou que o mesmo acontecesse nas escolas particulares.

Como tudo na vida tem dois lados, se por um lado a decisão contribui com as ações de controle em relação à doença, por outro, traz um problema para as escolas, este relacionado ao cumprimento do calendário letivo e das atividades pedagógicas planejadas.

Uma forma de equacionar esse problema pedagógico encontra-se no uso de tecnologias de educação a distância. As escolas podem, por meio de seus portais na Internet ou por meio de ambientes virtuais, além de intensificar as orientações sobre os cuidados necessários para evitar o contágio da gripe, propor a realização de atividades.

Apesar de a proposta parecer simples, cabe ressaltar alguns aspectos que devem ser observados pela equipe pedagógica e pelos professores com relação ao uso das tecnologias de educação a distância para auxiliar a enfrentar uma situação que pode ser considerada emergencial.

Os professores devem propor atividades que de fato os alunos tenham condições de realizar de forma autônoma, além de apresentarem a proposta da atividade de forma didática e com detalhamento dos objetivos e dos procedimentos.

Caso os docentes não considerem adequado dar continuidade ao programa iniciado no primeiro semestre ou iniciar conteúdos novos utilizando recursos igualmente novos, é possível orientar o estudo dos alunos com o objetivo de retomar ou revisar o que já foi discutido e trabalhado durante as aulas.

Outra opção interessante é a de os alunos assistirem a vídeos de curta duração referente aos conteúdos já trabalhados, de forma a aprofundá-los ou revisá-los.

Imaginem como os alunos reagiriam se pudessem assistir a um filme de curta duração no qual o professor apresentasse orientações sobre o trabalho a ser realizado e entregue no início das aulas. O professor pode utilizar até um podcast: ele pode fazer um breve roteiro e gravar explicações sobre um tema ou atividade.

Ainda como uma forma de enfrentar a gripe A (H1N1), coordenadores, diretores e médicos podem gravar vídeos com as observações e cuidados que devem ser tomados em casa e no retorno às aulas, já no ambiente escolar.

Essas são algumas das possibilidades que as tecnologias voltadas para a educação a distância oferecem, sem falar nos e-mails que professores podem enviar diretamente para os alunos fazendo comentários e proposições acerca de trabalhos escolares. Também podem ser enviadas mensagens pelo celular. Imaginem a surpresa se os alunos recebessem, em seus celulares, mensagens da equipe pedagógica com explicações sobre as medidas necessárias para controlar a gripe A (H1N1)! Eles sentiriam que a equipe está preocupada com eles e sentir-se-iam mais próximos dela.

Todas essas sugestões se configuram como uma nova forma de trabalhar com o conhecimento, de aproximação dos alunos e de aproveitar uma situação emergencial para disseminar conhecimentos e fazer educação.

A decisão de prorrogação de período de férias foi importante, sem dúvida. Entretanto, não podemos desconsiderar que muitos alunos já estavam com a mala e o "espírito" preparados para o retorno às aulas; então, por que perder essa preparação por parte dos alunos? Por que não fazer uma educação diferenciada que contribua com a formação dos nossos alunos e que esteja alinhada com perfil deles: nativos digitais.

Antes de negar, talvez seja interessante experimentar.


Profª Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED

FONTE: ABED

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED realiza o 15º Congresso Internacional de EaD

A Faculdade Interativa COC traz ao seu conhecimento o15º CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância realizado pela ABED, que acontece de 27 a 30 de setembro de 2009, na cidade de Fortaleza (CE). Nesta edição, o evento terá como tema central “A procura de inovações no processo ensino-aprendizagem em EAD -Identificando e Disseminando Inovações em Educação a Distância.

Os participantes terão a oportunidade de acompanhar a apresentação de trabalhos científicos, mesas-redondas, mini-cursos, encontros estratégicos, sessões plenárias, além de poder estabelecer contatos profissionais. Também estão programados um diálogo com a Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação, e a presença de especialistas nacionais e internacionais em EaD.

Entre as atrações internacionais, destacamos as presenças confirmadas do Vice Chanceler da Allama Iqbal Open University (AIOU), em Islamabad, Paquistão, Dr. Mahmood H. Butt, e do reitor da African Virtual University (AVU), de Naomi, Quênia, Bakary Diallo. Ambas universidades são exemplos de sucesso na Educação a Distância, sendo a AIOU a primeira Universidade Aberta na Ásia e a AVU uma universidade que visa garantir o acesso à educação superior de qualidade, utilizando tecnologias da informação e comunicação.

Além deles, são esperadas as participações da presidente da University of Maryland University College (UMUC), Dra. Susan C. Aldridge, do especialista em tecnologias de aprendizagem das Nações Unidas, Tom Wambeke, entre outros convidados.


Paralelamente ao Congresso, ocorre a ExpoEaD, uma grande feira de Educação a Distância, na qual as instituições poderão apresentar produtos e serviços aos participantes do evento.


Informações:
15º CIAED (27 a 30 de setembro)
Cidade: Fortaleza (CE)
Local: Centro de Convenções do Hotel Praia Centro
Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema

Valores:

Associados:
Congresso – R$ 500,00
Mini-curso - R$250,00

Não associados:
Congresso - R$ 700,00
Mini-curso – R$ 350,00

Mais informações:
Site do evento: http://www.abed.org.br/congresso2009

Tel: (11) 3275-3561

E-mail: congresso@abed.org.br